A Semana Santa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo, com missas, procissões e eventos especiais. Apesar de não possuir o mesmo caráter festivo do Carnaval, o feriado também é caracterizado pelo aumento significativo do fluxo de veículos nas rodovias federais.

Neste contexto, a PRF/CE desenvolverá da 00h de quinta-feira (18) até as 23h59 de domingo (21/04) a Operação Semana Santa 2019, reforçando o policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e crimes.

Na Operação, serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, ao uso inadequado do cinto de segurança e da cadeirinha para transporte de crianças, e ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores.

Atenção na volta do feriado 

No Domingo de Páscoa, das 13h às 19h, haverá mão única de direção entre os quilômetros 53 e 71 da BR-116, sentido interior-capital, entre os municípios de Chorozinho e Pacajus. A medida é necessária para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir a ocorrência de acidentes e congestionamentos no período de grande movimentação na rodovia. Quem precisar seguir viagem pelo sentido contrário, capital-interior, deve evitar o horário da Operação Mão-Única, ou então, seguir por uma das rotas alternativas:

Partindo de Fortaleza

o deslocamento pode ser realizado pela CE-040 até Aracati, onde, no entroncamento com a BR-304, deve-se virar à direita e seguir até o Boqueirão do Cesáreo. Lá, retorna-se à BR 116 (aumento de 75 km no trajeto);

Saindo de Pacajus

seguindo pela BR-116, acessa a CE-253, na altura do km 50 (chamada entrada da EMBRAPA). Segue até Redenção, depois segue rumo a Ocara (CE 464) até chegar na BR 122 (estrada do algodão), onde na altura do Triângulo de Chorozinho é possível retornar à BR-116 (aumento de 90 km no trajeto).