Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) intensificou, com apoio da tecnologia e do reforço policial, as ações em defesa do bem-estar dos moradores no bairro Sapiranga – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Uma base móvel e uma Plataforma de Observação Elevada (POE) com câmeras de monitoramento capazes de detectar o calor de um corpo em movimento são utilizadas de forma ininterrupta na região.

“Com a presença constante da Polícia dentro do território, possíveis infratores ficam acuados e conseguimos nos aproximar ainda mais dos moradores e comerciantes. Isso gera um sentimento de confiança nas pessoas”, explica o major Messias Mendes, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da PMCE, que detalha sobre o uso de alta tecnologia no trabalho policial. “Temos um moderno sistema de vigilância que auxilia os policiais militares, com apoio de câmeras de verificação de calor, capazes de detectar movimentos e até visualizar placas de veículos a longa distância, o que demonstra a presença do Estado na comunidade”, completa o comandante.

As ações contam com mulheres e homens da corporação, que visitam moradores para fortalecer o vínculo com a comunidade. Além de buscar informações sobre as demandas dos residentes, os policiais militares ainda encaminham famílias em situação de vulnerabilidade para assistência social. “Contamos ainda com o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará (BPChoque/PMCE) dentro do território, o que faz parte do nosso protocolo. Mantemos, dentro da comunidade, uma referência de policiamento 24 horas, por tempo ininterrupto”, afirma o major.