Quase meia tonelada de drogas foram apreendidas pelo Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na tarde dessa terça-feira (21), após o recebimento de informações acerca de uma movimentação suspeita em um imóvel na cidade de Pacatuba. Essa é a segunda grande apreensão feita pelos policiais militares especializados em dez dias. No dia 11 de setembro, o Cotam também já havia apreendido quase 800 quilos de maconha, em Fortaleza. Ao todo, as ações resultaram na apreensão de quase 1,3 tonelada de substâncias ilícitas retiradas das mãos de grupos criminosos.

No local, situado no bairro Timbozinho, em Pacatuba, os PMs adentraram ao imóvel, que estava vazio. Logo na entrada, os profissionais perceberam um forte odor de maconha, o que indicava a presença de material ilícito na propriedade. Por meio de buscas, o Cotam da PMCE encontrou e apreendeu 477,2 quilos de maconha, oito quilos de crack, quatro pacotes com substância semelhante à cocaína e recipientes contendo materiais comumente utilizados para aumentar a quantidade de entorpecentes. Duas balanças de precisão também foram localizadas.

Todo o material ilícito foi encaminhado à Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em Fortaleza. Um inquérito policial foi instaurado e as buscas seguem em andamento objetivando identificar os proprietários do material.

Balanço de apreensões de drogas

Aliadas ao uso da inteligência, as ações ostensivas e investigativas realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará resultaram no aumento de 90,9% no total de drogas apreendidas nos oito primeiros meses de 2021. No ano passado, durante o mesmo período, 1,8 tonelada de drogas foi retirada de circulação. Já em 2021, o número quase que triplicou e culminou em quase 3,5 toneladas de drogas apreendidas. Em balanço parcial, do dia 1º a 21 de setembro, 1,4 tonelada de entorpecentes já foi apreendida.