Dando continuidade às abordagens aos veículos que são identificados como transporte de passageiros, uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um homem suspeito de assaltar um motorista de aplicativo no bairro João XXIII. A medida funciona como uma ação preventiva para que os profissionais sigam seus trajetos de forma segura. A captura se deu na manhã desta terça-feira (02).

A prisão ocorreu logo após os militares lotados na 2° Companhia do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM) serem acionados para atender uma ocorrência de roubo em andamento na Rua Boa Vista. Na ocasião, Daniel Nicolas de Sousa (23) havia assaltado um motorista de aplicativo e, quando tentou fugir, foi contido por populares. Ainda conforme levantamentos policiais, os PMs apreenderam com ele uma mochila contendo todos os pertences da vítima.

Aos policiais, o suspeito se identificou com um outro nome. Diante disso, ele foi levado para o 27° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por roubo e falsa identidade. Daniel Nicolas já possuía antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, roubo, roubo de veículo e furto. Todos os objetos subtraídos durante a ação criminosa foram restituídos ao proprietário.

Trabalho Integrado

No último dia 21 deste mês, a cúpula da Segurança Pública cearense se reuniu com os representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE) na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O intuito é continuar com as tratativas para integração de sistemas e troca de informações em tempo real entre os veículos e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

A SSPDS reitera que acompanha todos os casos que são registrados contra motoristas de transporte de passageiros e mantém um diálogo constante com os representantes da classe, no intuito de traçar ações de segurança para os profissionais e passageiros. No último final de semana, dois casos de roubo foram registrados nas AIS 9 e 7. Os casos estão sendo apurados pelas delegacias distritais – 5° e 26° DP.

Corrida Segura

Com objetivo de intensificar as abordagens a veículos que prestam serviço de transporte por aplicativo e a taxis, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza diariamente abordagens preventivas a motoristas, taxistas e passageiros em ações de fiscalização para coibir a prática de crimes contra esses profissionais e passageiros em diversos bairros de Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana. O trabalho preventivo foi batizado de “Corrida Segura”. Como fruto de reuniões realizadas entre a cúpula da Segurança Pública do Estado e os representantes da AMPIP/CE, as abordagens são realizadas por diversas equipes especializadas da PMCE, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e a Força Tática.