Em mais uma ação de combate ao crime organizado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, na noite desse domingo (12), quatro armas de fogo, sendo uma pistola, dois revólveres e uma submetralhadora artesanal (macaquinha), além de munições e um veículo. A ação aconteceu no bairro Tabapuazinho, no município de Caucaia. Três homens foram presos em flagrante e um adolescente foi apreendido.

Uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em patrulhamento pelo município na noite de ontem, foi informada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que indivíduos armados estariam circulando pelo bairro Tabapuazinho. Ainda conforme a informação, eles estariam ameaçando os moradores. De imediato, a composição militar foi até o local indicado, onde visualizaram um veículo Chevrolet Meriva em alta velocidade. Os ocupantes do carro dispararam contra os policiais e deu-se início à perseguição.

Alguns metros depois, o veículo parou e um dos ocupantes desceu do carro ainda atirando. Houve troca de tiros, mas a Polícia conteve a investida criminosa, o que resultou na captura do grupo. No interior do veículo havia quatro suspeitos, entre eles, um adolescente. Dois deles foram lesionados e socorridos.

Foram apreendidos, com os ocupantes do veículo, dois revólveres calibre.38, uma pistola.40, uma submetralhadora artesanal .40 (macaquinha), 11 munições .38 deflagradas, 13 munições .38 não deflagradas e 40 munições do tipo .40 não deflagradas, além de um carregador alongado contendo munições e uma quantia em dinheiro. Os indivíduos foram identificados por Francisco Ricardo Pimenta de Sousa, de 51 anos, com passagens por tráfico de drogas e crime de trânsito; Pedro Douglas Sales de Lima, de 20 anos, com passagem por receptação; Mailton Martins Silva, de 19 anos; e o adolescente de 17 anos, com um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Todo o material, o veículo envolvido e os suspeitos, com exceção dos dois que foram encaminhados para a unidade hospitalar, foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), para os procedimentos cabíveis.

Francisco Ricardo, Mailton Silva e Pedro Douglas foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por atentar contra agentes da segurança, por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. O adolescente foi atuado por atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Os suspeitos encontram-se à disposição da Justiça. Buscas seguem na região visando capturar uma quinta pessoa que empreendeu fuga durante a ação.