Uma ação realizada por policiais militares nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, na madrugada deste domingo (18), resultou na prisão de um trio suspeito de tráfico de drogas. A equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, com os suspeitos, uma arma de fogo e mais de 15 quilos de entorpecentes.

Durante patrulhamento na região de Jijoca de Jericoacoara, na localidade de Córrego Perdido, a equipe policial visualizou um indivíduo que agia em atitude suspeita. Os raianos realizaram a abordagem ao indivíduo e encontraram, com ele, uma quantidade de drogas embaladas para a comercialização. O suspeito foi identificado como Luis Caio Barbosa de Sousa (28), que já possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Ao ser questionado sobre a origem dos entorpecentes, o suspeito informou aos profissionais da segurança que guardava as substâncias ilícitas na localidade de Paraguai, no município de Cruz, onde também teria escondido um simulacro de arma de fogo. Os militares diligenciaram e realizaram buscas na propriedade sinalizada pelo suspeito, onde encontraram outra quantidade de entorpecentes enterrada.

Durante a realização das diligências, os PMs obtiveram informações de que outro indivíduo havia adquirido uma arma de fogo de Luis. A partir disso, os PMs realizaram novas buscas na região de Vila Preá, também em Cruz, onde localizaram Álvaro Herbert Penha do Carmo (26), que confirmou ter comprado a arma. Ao ser indagado sobre a localização do dispositivo, ele informou ter deixado a arma guardada com um amigo de nome José Eliseu do Nascimento (30).

A composição realizou novas diligências na região, onde foi encontrado Eliseu, que confirmou a informação e levou a equipe policial à propriedade onde guardava a arma e mais entorpecentes. Além da arma de fogo, um revólver de calibre 32, também foram encontradas, no local, 17 munições de calibre 32 e 15 munições de calibre 38. Já os entorpecentes, totalizaram 13,5 quilos de maconha e 2,81 quilos de cocaína. Também foram apreendidos uma quantia em dinheiro e material utilizado para a embalagem e comercialização dos entorpecentes.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram levados para a Delegacia Municipal de Bela Cruz, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foram realizados os procedimentos. O trio foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo. A PC-CE apura o caso com o objetivo de identificar participações de outros suspeitos no esquema criminoso.