Ficou marcada para o próximo de 1º de dezembro a aula inaugural da 3ª turma da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo governador Camilo Santana, acompanhado do procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. O chefe do Executivo informou, ainda, que vai ofertar gratuitamente quatro mil carteiras de habilitação para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de educação.

A data do início das aulas da 3ª turma da PM ocorre após o governador acompanhar, na manhã desta terça-feira, o início do patrulhamento dos novos 1.350 soldados, referentes à 1ª turma, formados na última sexta-feira (20), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. A 2ª turma aprovada no certame, lançado em julho de 2016 pelo governador, está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública desde julho último.

“Quero assumir, também, meu compromisso de chamar uma 4ª turma, mas temos a restrição dessa turma ser de até 800 pessoas”, antecipou Camilo Santana. O número, reduzido, se comparado com turmas anteriores, é para assegurar que não haja insegurança jurídica. “O concurso permite chamar até cinco mil profissionais. Há preocupação jurídica não só para o Estado, como também para os aprovados no certame. Vamos respeitar o edital”, explicou o procurador-geral Juvêncio Viana. As três turmas iniciais do concurso somam 4.200 novos soldados.