Foto: Reprodução vídeo

Dois presos, duas armas apreendidas e um veículo recuperado. Esse foi o resultado de uma ação rápida realizada, na manhã desta segunda-feira (22). O trabalho teve início a partir de uma denúncia de roubo a residência em andamento, no bairro José Walter, onde um dos infratores foi capturado. A ocorrência foi finalizada já em Maracanaú, quando o segundo envolvido foi encontrado pelos agentes de segurança, após o automóvel em que ele estava ser localizado pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), por meio do videomonitoramento.

Equipes da Força Tática (FT) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) estavam em patrulhamento, quando foram informados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), acerca de uma denúncia referente a um assalto em andamento, na residência de um empresário. Na ocasião, dois homens entraram no imóvel após renderem um dos moradores. A ação criminosa foi avistada por outras duas pessoas que estavam na casa, estas entraram em contato com um familiar, que acionou a Polícia. Os ocupantes da residência foram mantidos em um dos compartimentos do local.

De posse das informações iniciais, os agentes de segurança seguiram até o endereço da ocorrência. Os policiais ingressaram no terreno e, ao perceberem a ação policial, os dois homens deixaram a casa e efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram. Um dos infratores foi atingido e logo foi abordado pelos policiais. Com antecedentes por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38. O suspeito foi socorrido e encaminhado ao hospital, sob custódia.

Já o segundo suspeito conseguiu fugir e no caminho roubou o carro de um morador da região. No carro, além do proprietário estavam duas crianças, que foram levadas, mas liberadas nas proximidades. Ambas foram encontradas, sem ferimento. O carro roubado foi localizado com auxílio dos sensores do Spia por equipes do POG, no bairro Pajuçara, já em Maracanaú, onde foi feita a abordagem a José Matheus Mendonça Nascimento (19), que já possuía passagens pela Polícia por extorsão e associação criminosa. Durante a troca de tiros, ele foi lesionado na mão e na perna. José Matheus foi levado ao hospital, onde recebeu atendimento médico e, em seguida, foi levado para a delegacia.

Na ação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38; dez munições do mesmo calibre, sendo quatro deflagradas; uma caixa de som; uma mochila contendo peças de roupas usadas; dois aparelhos celulares; um par de alianças; e o veículo tomado de assalto.

O caso foi registrado no 8º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) responsável pela região onde aconteceu o crime.