vacina gripe
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza dá continuidade à vacinação contra a gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) para o público-alvo, nos 113 postos de saúde e escolas municipais selecionadas, até o dia 30 de junho. A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e prioriza os grupos formados por pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores de escolas públicas e privadas; e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

É de fundamental importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se imunizaram procurem as salas de vacinação. “O Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até o dia 30 de junho, sendo importante lembrar que a vacina está disponível em todos os postos de saúde da Capital, ao todo 113, além de 26 escolas, vacinando contra influenza”, detalhou a coordenadora de Imunizações da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.

A campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 23 de março e foi dividida em três etapas. A primeira etapa priorizou os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores de saúde; já a segunda etapa teve como público-alvo os profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus e otimiza o atendimento no sistema de saúde. No momento da vacinação, a Prefeitura reforça a importância da proteção individual nesse período de pandemia, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre pacientes.