Em Fortaleza, 23.632 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19 desde o início da vacinação, no dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras doses. Nesta terça-feira (26/01), segundo dia de vacinação no Centro de Eventos, foram vacinados 2.391 profissionais de saúde e 385 idosos (em drive-thru, para acolher os que, por uma inconsistência no sistema, foram agendados para o local). Ao todo, no local, 5.479 pessoas já receberam o imunobiológico no local desde segunda-feira (25/01).

Os profissionais que receberam a vacina atuam na área da saúde e também no apoio ao atendimento de pacientes. O grupo agendou virtualmente o horário e a data da vacinação por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza e do site Vacine Já.

Daniele Tavares, psicóloga do CAPS Geral da Regional IV, foi uma das vacinadas durante a manhã de hoje. A profissional ressaltou a importância da imunização. “Esse momento representa muito, ser trabalhadora de saúde, acreditar no SUS e estar vendo o resultado. Precisamos nos vacinar, é uma decisão ética e moral com toda a humanidade”, define.

Imunização dos idosos

A partir desta quarta-feira (27/01), começa a vacinação domiciliar aos idosos a partir de 75 anos de idade que realizaram agendamento. O público faz parte da primeira fase do Plano de Vacinação de Fortaleza, em execução desde a última segunda-feira (18/01). O agendamento para este grupo segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para todos os sistemas operacionais) e pelo site Vacine Já.

Vacinação nos próximos dias

De quarta-feira a domingo (27 a 31/01), continuarão a ser vacinados trabalhadores da saúde atuantes em hospitais. A vacinação acontece no Centro de Eventos e nas unidades hospitalares. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante profissional (contracheque, carteira de trabalho ou declaração do equipamento de saúde em que atua).