Foto: Sindicato dos médicos

A partir da próxima terça-feira (16), a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, encerará os serviços de pronto atendimento. A informação foi divulgada em comunicado afixado na recepção, que a Emergência da unidade encerrará suas atividades. Com o encerramento dos serviços do pronto atendimento, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com o médico Marcelo Esmeraldo, diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará e funcionário da Santa Casa, a medida, em caráter definitivo, ocorre por falta de verbas para manter os atendimentos clínicos realizados na Emergência.

Porém, de acordo com a unidade, houve uma reestruturação da Santa Casa e os recursos que eram usados no pronto atendimento serão destinado para a criação de 73 novos leitos de retaguarda, que servirão para complementar a rede pública. Ainda segundo a instituição, não existe emergência na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, o que existe é um pronto atendimento que não recebe casos mais graves como Acidente Vascular Cerebral.

Assim, a instituição que já oferece 50 leitos de retaguarda, ganhará novos leitos para pacientes de complexidade intermediária, sem risco de morte e quadro avaliado como estável.