Prefeito-Roberto-Claudio-Visita-Frotinha-de-Messejana Saúde
(Foto: Marcos Moura)
O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã desta quinta-feira (05), as obras da reforma do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha da Messejana. A ação faz parte de um pacote de intervenções, melhorias e ampliações nos serviços dos hospitais do município em prol de fortalezenses.“Estamos aqui hoje para simbolicamente visitar uma das obras dos hospitais municipais e, principalmente, reafirmar alguns compromissos como a ampliação e a melhor integração da nossa rede hospitalar. Nós já temos obras nos três Frotinhas, segunda-feira próxima começaremos no Gonzaguinha da Barra, além das já iniciadas no hospital da Mulher e IJF2”, afirmou o gestor municipal.

O conjunto de reformas tem o intuito de requalificar os serviços prestados aos fortalezenses, possibilitando mais dinamicidade, melhor atendimento e gestão das atividades. As ações possibilitarão que Fortaleza amplie em 403 o número de leitos hospitalares e melhorará a oferta de serviços de internamento clínico-cirúrgico, já a partir do início do segundo semestre de 2017.

Sobre a importância das ações, a secretária da Saúde Joana Maciel da Saúde explicou que o fortalecimento dos serviços se dará não só por meio de intervenções físicas, mas, também da integração das ações em conjunto entre os equipamentos da saúde. “É fundamental que a ampliação dos leitos seja atrelada a alguns aspectos, principalmente a uma rede hospitalar integrada com a rede da atenção primária, e que também possua os profissionais em conjunto. A gente trabalha com uma única gerência para ter esse papel de integrar toda a rede hospitalar, começando da porta de entrada, a atenção básica e também as UPAS, e queremos que se integre com hospitais secundários e terciários. Não é apenas uma nova estrutura e ampliação física, mas o fortalecimento dos equipamentos enquanto rede de assistência”, declarou.

O prefeito aproveitou a visita para anunciar ainda o restabelecimento, já no início deste ano, das escalas completas de traumatologistas e anestesiologistas nos três Frotinhas. Outra novidade foi o anúncio da seleção para uma nova gestão pública para a rede de saúde, com enfoque em coordenadores de postos, regionais da saúde e da rede hospitalar, prevista para fevereiro, reafirmando o compromisso da valorização por mérito estimulada pela gestão.

A expectativa é que, no segundo semestre deste ano, sejam entregues as reformas dos três Frotinhas, Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Gonzaguinha da Barra. Já o Hospital da Mulher e o IJF2 têm entregas previstas para o primeiro semestre de 2018.