Postos de Saúde
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza manterá seis postos de saúde em funcionamento nesta sexta-feira, feriado de São José, e no fim de semana (19 a 21/03), das 8h às 17h, para acolher, exclusivamente, pacientes com síndrome gripal leve. A iniciativa objetiva fortalecer a assistência para acolher a demanda da população, reforçando as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A ação abrange diversas Regionais da Cidade para facilitar o atendimento aos fortalezenses. Cada posto contará com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, que realizam o acolhimento, triagem e consultas de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Todos os postos são equipados com oxímetros, aparelho que mede o nível de saturação de oxigênio no sangue, para auxiliar no diagnóstico precoce de possível comprometimento pulmonar. Ele pode detectar rapidamente até pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio está sendo transportado para as extremidades mais distantes do coração, incluindo as pernas e os braços.

Atendimento nas UPAs para casos de média complexidade

Além dos postos, que atendem pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, Fortaleza conta com 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município, todas funcionando 24h por dia, aptas para realizar atendimento de pacientes com sintomas de média complexidade, sugestivos à Covid-19.

Medidas Sanitárias

A Prefeitura esclarece que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia, a exemplo do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização adequada de mãos.

Confira os postos:

Sexta-feira – Feriado de São José (19/03)

Posto de Saúde Fernando Façanha – R. Rio Tocantins – Jardim Iracema

Posto de Saúde Irmã Hercilia – Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape

Posto de Saúde Licinio Nunes – Rua VI, 197 – Quintino Cunha

Posto de Saúde Francisco Monteiro –  Av. dos Eucaliptos, s/n – Dendê

Posto de Saúde Regis Jucá – Av. Pref. Evandro Ayres de Moura, 618 – Mondubim

Posto de Saúde Luiz Franklin – R. Alexandre Vieira – Coaçu

Sábado e domingo (20 e 21/03)

Posto de Saúde João Medeiros – Av. Dom Aloísio Lorscheider, 982 – Vila Velha

Posto de Saúde Irmã Hercilia – Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape

Posto de Saúde Licinio Nunes – Rua VI, 197 – Quintino Cunha

Posto de Saúde Antonio Círiaco – R. Gomes Brasil, 555 – Parangaba

Posto de Saúde Argeu Hebert –  R. Geraldo Barbosa, 1095 – Bom Jardim

Posto de Saúde Jangurussu – R. Estrada do Itaperi – Passaré