VACINACAO Saúde A Prefeitura de Fortaleza oferta a vacina contra a febre amarela em 23 unidades de saúde da Capital. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que o município está há mais de 17 anos sem registro de casos da doença. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espirito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de risco da doença.

A vacina está disponível para crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos, com esquema vacinal dividido em duas doses, em um intervalo de 10 anos. A contraindicação está para crianças menores de seis meses, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças até seis meses de vida, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas (imunidade baixa), exceto nos casos de surto ou viagem para os territórios com casos de febre amarela. Para receber a vacina deve ser apresentado o comprovante de passagem da viagem além da assinatura do termo de responsabilidade.

Devem procurar a vacina as pessoas que forem viajar para regiões endêmicas do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.

Para a coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, as pessoas que viajarem para as áreas endêmicas devem adotar algumas medidas além da imunização. “Orientamos que utilize vestuários que cubram as partes expostas do corpo (camisa de manga longa, chapéu com abas, calças e botas) ao adentrar as matas, bem como o uso de repelentes”, destacou Vanessa.

A vacina contra febre amarela está disponível nos seguintes postos de saúde: Regional I – Floresta, Carlos Ribeiro e Casemiro Filho; Regional II – Flávio Marcílio, Pan Meireles, Benedito Artur de Carvalho e Paulo Marcelo; Regional III – Recamonde Capelo, Humberto Bezerra e Santa Liduína; Regional IV – Gothardo Peixoto e Roberto Bruno; Regional V – Paracampos, Maciel de Brito, Argeu Herbster, José Walter e Fernando Diógenes; Regional VI – Melo Jaborandi, Messejana, César Cal´s de Oliveira.

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenar as vacinas.