Vacina Fortaleza
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza está disponibilizando, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos 113 postos de saúde a Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY), que previne contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A vacina é destinada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Segundo a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, “a rede já disponibilizava a vacina para meningite do tipo C. Agora temos uma vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos de meningites, A, C, W e Y. A vacina é mais abrangente e protege mas tipos da doença que circulam no mundo inteiro e aqui no Estado”, esclarece. De acordo com a coordenadora, casos da doença normalmente surgem ao longo do ano, por isso a importância da vacinação. Os adolescentes são o público-alvo porque são os maiores transmissores. “A principal forma de prevenir a meningite é por meio da imunização”, reforça Vanessa.

“Recebemos mais de 20 mil doses. Então, a disponibilidade é grande e temos um quantitativo suficiente para atender a demanda desses adolescentes, de 11 e 12 anos. E aqueles adolescentes que completaram 13 anos a partir de janeiro de 2020, para que não percam a oportunidade de serem vacinados, também estão sendo contemplados”, afirma. O adolescente deve levar o cartão de vacinação e o documento de identidade.

É importante lembrar que outras vacinas previstas no Calendário Básico de Vacinação também protegem contra vários agentes causadores de meningite, são elas: BCG (meningite tuberculosa), a Tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenza b), Meningocócica C conjugada e Pneumocócica10, em crianças menores de 5 anos.