dengue1-e1494034592672 Saúde O prefeito Roberto Cláudio lidera, neste sábado (06/05), o “Dia D contra o Mosquito” em Fortaleza, com o objetivo de eliminar focos do Aedes aegypti nos prédios públicos municipais.

A iniciativa contará com a mobilização de servidores municipais e terá caráter educativo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, realizando buscas aos criadouros e práticas de conscientização por meio panfletagens. O lançamento acontecerá às 8 horas, no Mercado do Bairro Joaquim Távora, na Avenida Pontes Vieira.

Serão organizados grupos compostos por, no mínimo, dez servidores distribuídos por prédio e as Secretarias Regionais ficarão responsáveis pelas ações em suas respectivas sedes, e prédios públicos em cada território. A Secretaria da Educação (SME) realizará intervenções em escolas e creches; a Secretaria do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDS) ficará responsável pelos CRAS, CREAS e CCDHs (antigos CSUs).

As demais secretarias seguirão orientação do Gabinete do Prefeito, para as ações em suas sedes. Além disso, objetivando atribuir auxílio às práticas, a SMS disponibilizará para cada Regional dez supervisores de endemias.

Também será lançado o Movimento Senhora Faxina no Mercado do Carlito Pamplona, com o objetivo de sensibilizar idosos vinculados ao Projeto “Saúde, Bombeiros e Sociedade” sobre a importância de combater o descarte irregular de resíduos sólidos e as doenças vinculadas ao lixo, dentre elas, as Arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos, a exemplo do Aedes aegypti que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya). Os idosos serão convidados a tornarem-se multiplicadores de práticas socioambientais junto às suas famílias e à sua vizinhança.

Confira os locais contemplados no “Dia D contra o mosquito”:

Secretaria Regional I: Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima (Rua Sílvio Romero, 370 – Álvaro Weynne)

Secretaria Regional II: Mercado do Joaquim Távora

Secretaria Regional III: Terminal do Antônio Bezerra;

Secretaria Regional IV: Mercado dos Peixes do Montese;

Secretaria Regional V: Cuca do Mondubim;

Secretaria Regional VI: Cuca do Jangurussu;

Secretaria do Centro: Mercado São Sebastião.

Após a instalação das brigadas, as varreduras nos prédios públicos deverão ocorrer periodicamente, considerando que o ciclo de reprodução se renova a cada sete dias, não necessariamente aos sábados.

Serviço:
Lançamento do “Dia D Contra o Mosquito”

Data: 06/05/2017 (sábado)
Local: Mercado do Joaquim Távora – Avenida Pontes Vieira e Prédios públicos
Horário: 8 horas