No feriado da Data Magna do Ceará, nesta quinta-feira (25/03), e também no fim de semana (27 e 28/03), a Prefeitura de Fortaleza ampliará os locais da vacinação contra a Covid-19. Durante estes três dias, além dos oito locais de vacinação já disponíveis, 43 postos de saúde estarão abertos, de 8h às 17h,

A Prefeitura avançará nos grupos prioritários da segunda fase, passando a contemplar idosos de 72 anos. Os idosos de 74 e 73 anos seguem sendo atendidos em paralelo.

O objetivo da ampliação é dar maior celeridade à aplicação da vacina na Capital. A meta é utilizar as 90 mil doses recebidas através do Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado. Para isso, 43 dos 116 postos de Fortaleza – que representa quase 40% das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) – estarão abertos para vacinação, contando com equipes de enfermeiros e técnicos responsáveis pela aplicação do imunobiológico nos idosos agendados.

A relação dos idosos agendados estará disponível no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, informando os horários, datas e locais onde os idosos deverão comparecer. Também haverá comunicação por mensagem.

Cuidados necessários

No local, só será permitida a entrada do idoso e de um acompanhante, sendo fundamental o cumprimento dos horários determinados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com o objetivo de manter a regras sanitárias e de distanciamento social, os postos contemplados atenderão exclusivamente, durante os três dias, os agendamentos de vacinação.  A segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada na última segunda-feira (22/03) está ocorrendo de forma gradual e escalonada.

Cadastro na plataforma Saúde Digital

O público deve realizar seu cadastro na plataforma Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar a efetivação do cadastro pelo telefone 0800 275 1475.