O nono lote com 187.400 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan chegou ao Ceará, no fim da manhã desta quarta-feira (17), e será distribuído à Capital e aos municípios do Interior ainda hoje. Esse é o segundo maior lote de vacinas recebido pelo Estado desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o Coronavírus, coordenado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, menos de 5% da população cearense foi imunizada até o momento.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana enfatizou o constante trabalho que o Governo do Estado tem realizado para agilizar a campanha de vacinação em todo o Ceará. “Diante da lentidão na produção e distribuição de vacinas aos estados pelo Plano Nacional de Imunização, temos buscado alternativas para acelerar esse processo de vacinação dos cearenses. Ontem mesmo sancionei a lei que permite ao Estado adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik”, escreveu Camilo.

A vacina Sputnik V é de responsabilidade do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) e tem eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado na revista científica The Lancet.

Cadastro para vacinação

Pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e maiores de 18 anos têm até o dia 27 de março para efetuar a inserção dos dados no Cadastro Estadual de Vacinação, disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) na plataforma Saúde Digital. O cadastro servirá como um censo integrado com os municípios cearenses.

A Sesa informa que apesar de o cadastro estar disponível para pessoas de 18 a 59 anos, o plano de vacinação segue as recomendações de imunizar inicialmente os quatro primeiros grupos. A população cearense pode tirar dúvidas sobre o cadastro por meio do telefone: 0800 275 1475.

Vacinômetro

Em todo o Ceará, 602.702 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas até terça-feira (16). Um total de 425.318 mil cearenses receberam a primeira dose e 177.384 mil já foram imunizados com a segunda dose. Parte do estoque de CoronaVac está reservado para a aplicação de segunda dose.