Câmera Monitoramento Térmico IJF
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza instalou uma câmera de monitoramento térmico no Instituto Doutor José Frota (IJF) para a identificação de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, nesta quinta-feira (25/06). A nova tecnologia, que foi disponibilizada no acesso dos profissionais e acompanhantes ao Bloco Hospitalar, é fruto de um projeto da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza (PPPFor) e reforça as ações de enfrentamento e prevenção à doença na Capital.

“A câmera vai ser uma ferramenta muito importante, pois, com ela, vamos identificar as pessoas que estão entrando no Hospital com temperatura acima de 37,5°C, e, nesses casos, iremos encaminhá-las para casa, além de indicarmos que procurem um posto de saúde mais próximo para verificar sua situação”, explicou Riane Azevedo, superintendente do IJF, que enfatizou que o objetivo é prevenir a expansão da doença entre pacientes e profissionais.

O equipamento de vigilância servirá como indicativo para a orientação dos profissionais e também para o controle da entrada de parentes dos pacientes internados nas alas traumatológicas, tendo em vista os riscos de proliferação da doença no ambiente hospitalar.

Caso o sistema indique uma temp­eratura corpórea acima de 37,5°C, caracterizando um quadro febril, o usuário será orientado a voltar para casa e buscar a unidade básica de saúde mais próxima, para acompanhamento dos sintomas. Já o funcionário do Hospital será encaminhado ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do IJF.

Rodrigo Nogueira, coordenador de Fomento à Parceria Público Privada e Concessões Municipal, lembrou que a ação, que tem trazido ganhos no combate a pandemia, não teve custo algum à Prefeitura, pois foi intermediada através de parceria com a empresa Dahua/Intelbras e que, com os bons resultados obtidos, a expectativa é ampliá-la. “Com o retorno positivo, o nosso desejo é que possamos ter esse equipamento em outros hospitais e órgãos da Prefeitura, fortalecendo a prevenção do coronavírus ”, declarou.