O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Em alusão à causa, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta segunda-feira (23), mutirão de atendimentos, das 8h às 11h, no espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC.

A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário, vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. Além disso, os acadêmicos participantes da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, nas gengivas, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço; e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, observam-se: dificuldade na mastigação, na deglutição e na fala; e sensação de que há algo preso na garganta.

CRIO

O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) vai fazer ação semelhante à do Hospital Universitário Walter Cantídio. Será no dia 28 de julho (sábado), das 8h às 11h, na sede do Centro – Rua Francisco Calaça, nº 1.300, bairro Álvaro Weyne.