Foto: Kaio Machado/PMF

O balanço de atendimentos divulgado nesta sexta-feira (14) pelo  hospital de campanha instalado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, é de nenhum paciente internado. A unidade, que tem a capacidade de 280 leitos já registrou, desde sua inauguração, 1.239 atendimentos, 1.025 altas e 140 óbitos.

Apesar de não ter pacientes internados, a estrutura física permanece montada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. “Foi um hospital concebido como parte do Plano de Contingência de enfrentamento à Covid-19 no município de Fortaleza. Ele veio em um momento extremamente oportuno, sendo inaugurado e recebendo seu primeiro paciente no dia 18 de abril, e nós tivemos o pico da epidemia aqui na última semana de abril e nas primeiras semanas de maio. Isso quer dizer que quando a população mais precisou, o hospital estava em pleno funcionamento”, comentou a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel.

Entregue em abril deste ano, o hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas possui  um bloco de apoio com laboratório, farmácia, área de desinfecção e área de paramentação, além de cozinha industrial que serve para os funcionários e também para os pacientes, que seguem uma dieta específica de acordo com as orientações médicas.