Fortaleza já possui 50,25% da população total vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose ou com a dose única. Esse percentual equivale a 1.350.062 fortalezenses beneficiados com pelo menos uma dose do imunobiológico (1.323.672 primeiras doses e 26.392 doses únicas), em seis meses de campanha de vacinação, iniciada pela Prefeitura em 18 de janeiro.

Com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou com dose única, a Capital já possui 17,1% de fortalezenses vacinados. Os cálculos foram realizados com base no censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima a população total de Fortaleza em 2.686.612 habitantes.

O prefeito José Sarto celebrou a conquista e o trabalho das equipes de saúde. “Em meio a tantos desafios impostos pela pandemia, o número expressa nosso compromisso em proteger a vida dos fortalezenses. Temos feito o nosso melhor para aplicar as doses disponíveis com a maior celeridade possível. Parabéns às equipes de saúde!”, agradeceu.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, atribui esse resultado à dedicação das equipes de saúde envolvidas na campanha, além do esforço conjunto de diversos órgãos municipais.

“Estamos trabalhando diariamente para dar celeridade à campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, a partir dos imunobiológicos recebidos por meio do Ministério da Saúde (MS) e repassados pelo Governo do Estado. Isso é uma grande conquista que se deve ao empenho das equipes de saúde, que trabalham todos os dias, incansavelmente, para levar a vacina ao público. Além disso, o apoio das demais secretarias municipais foi primordial neste marco. Vamos continuar trabalhando, em ritmo acelerado, para beneficiar mais fortalezenses”, enfatiza a titular da SMS.

Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza

Fortaleza atualmente está vacinando contra a Covid-19 a população em geral, escalonada em ordem decrescente por idade, por agendamento, já tendo alcançado os nascidos em 1992. Gestantes e puérperas também estão recebendo o imunobiológico.

Para ter acesso à convocação é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ferramenta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Além disso, a Prefeitura de Fortaleza ampliou a faixa etária liberada para a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio. Agora, pessoas residentes na Capital a partir de 45 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose podem buscar os centros de vacinação, após efetivação do cadastro no site Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br).

Saiba como consultar cadastro e agendamento da vacina contra a Covid-19

Fortalezenses cadastrados para receber a vacina contra a Covid-19 podem consultar se existe agendamento programado para a primeira ou segunda dose no site VacineJá (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br). A plataforma da Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, no canto superior esquerdo da tela, a função “Consultar Cadastro”, por meio da qual é possível ter acesso às informações cadastrais.

Ao acessar a ferramenta, o cidadão deverá preencher corretamente o campo do CPF e data de nascimento. Após essa etapa, o site VacineJá apresenta os dados cadastrais na parte superior da tela, de forma abreviada, e na área inferior mostra o histórico de agendamentos. A consulta está disponível 24h por dia, todos os dias da semana.

Passo a passo para consultar agendamento no site VacineJá

1) Acesse o site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/

2) Clique na opção “Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo

3) Identifique-se preenchendo corretamente CPF e data de nascimento

4) Clique em consultar