Vacina Fortaleza
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (05/09), todas as crianças de um ano a menores de cinco terão a oportunidade de atualizar seus esquemas vacinais e receber as duas gotinhas da vacina Pólio, que protege contra a paralisia infantil, conforme cada situação vacinal. As doses serão ofertadas gratuitamente nos 116 postos de saúde de Fortaleza, das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta feira, além dos sábados e domingos, das 8h às 16h30, nos postos de saúde Paulo Marcelo e Messejana. A atual Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até o dia 30/10. O dia “D” de mobilização será no sábado, 17 de outubro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças dessa faixa etária.

A multivacinação também estará disponível, com o importante objetivo de colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes (0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias).  É importante que os pais levem o cartão de vacinação do seu filho, para que seja atualizado, no entanto, casos de perda ou esquecimento não será impedimento para a imunização.

A coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatdelli, destaca que, apesar do vírus da Poliomielite não ter sido mundialmente erradicado, ele não está mais presente nas Américas. Portanto, a manutenção da alta taxa de cobertura vacinal é essencial para que novos casos não surjam. “As pessoas deixam de vacinar porque não estão mais convivendo com a doença, mas, temos o dever de esclarecer à população que isso se deve única e exclusivamente ao grande trabalho de imunização que vêm sendo realizado ao longo dos anos. Reforçamos que a melhor maneira de prevenir, continua sendo a vacina. Temos à disposição as doses em todas as nossas unidades, com salas funcionando de forma adequada, durante todo o horário de funcionamento”, afirma a coordenadora.