Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza abrirá seis postos de saúde neste fim de semana (06 e 07/03), das 8h às 17h, ofertando atendimento exclusivo para os usuários com sintomas leves de síndrome gripal. A iniciativa, realizada desde o último fim de semana, objetiva fortalecer a assistência para acolher a demanda da população.

Confira os endereços:

– Posto de Saúde Dr. Airton Monte – Rua Alberto de Oliveira, 991 – Barra do Ceará
– Posto de Saúde Rigoberto Romero – Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000
– Posto de Saúde Eliézer Studart – Rua Tomás Cavalcante, 545 – Autran Nunes
– Posto de Saúde Gothardo Peixoto – Rua Irmã Bazet, 153 – Damas, Fortaleza
– Posto de Saúde Maciel de Brito – Av. A, s/n – 1a. etapa – Conjunto Ceará
– Posto de Saúde Jangurussu – Rua Estr. do Itaperi, 146 – Passaré

As unidades de saúde estão situadas em pontos estratégicos da Cidade para facilitar o atendimento aos fortalezenses. Cada posto contará com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, que realizam o acolhimento, triagem e consultas de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Todos os postos são equipados com oxímetros, aparelho que mede o nível de saturação de oxigênio no sangue, para auxiliar no diagnóstico precoce de possível comprometimento pulmonar. Ele pode detectar rapidamente até pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio está sendo transportado para as extremidades mais distantes do coração, incluindo as pernas e os braços.

Atendimento nas UPAs para casos de média complexidade

Além dos postos, que atendem pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, Fortaleza conta com 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município, todas funcionando 24h por dia, aptas para realizar atendimento de pacientes com sintomas de média complexidade, sugestivos à Covid-19.