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Parentes de pacientes internados no Hospital de Campanha no estádio Presidente Vargas ganham, nesta quinta-feira (11/06), um novo canal de comunicação para acompanhar o boletim de saúde do paciente. O sistema, ofertado pela Prefeitura, está disponível no Canal Coronavírus de Fortaleza (http://pvacompanhante.fortaleza.ce.gov.br/) e no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, apresentou o Sistema em coletiva virtual. “Ele fornecerá um boletim diário. Nossas equipes fazem, diariamente, contato com os familiares, mas nem sempre todos se sentem contemplados pela informação. Por essa razão, criamos a ferramenta. Qualquer acompanhante ou familiar poderá acessá-la e obter as informações“, explicou.

De acordo com a Secretária, com a criação do novo sistema, os profissionais da Saúde poderão superar outra grande barreira encontrada na luta contra a pandemia. “Dentre todos os desafios no enfrentamento à Covid-19, um dos mais importantes é a comunicação com os familiares. Em situações fora de pandemia, nos nossos hospitais, a gente tem acompanhantes e visitas diárias para os paciente e, infelizmente, por conta da Covid-19 ser uma doença infectocontagiosa, com alto poder de transmissibilidade, a gente não pode permitir nem acompanhante nem visitas aos nossos hospitais, como por exemplo, o hospital de campanha Presidente Vargas”, disse.

O objetivo da ferramenta é ampliar as estratégias de comunicação já existentes entre os familiares e o hospital e disponibilizar de forma online uma atualização diária do estado geral do paciente. Para acessar o boletim de saúde, disponível para acesso pelo computador, celular ou App Mais Saúde Fortaleza (inicialmente disponível para a versão Android), é necessário informar os dados pessoais do paciente e aceitar as condições de uso do sistema.

Atualmente, para aproximar familiares distanciados pela enfermidade já são realizadas videochamadas entre internados e seus parentes, assim como, informações por contato telefônico por meio do Núcleo de Informação da Família (NIF) e equipe médica. Além disso, está disponível um teleatendimento que funciona todos os dias, das 8h às 17h, atendendo ligações de parentes pelo número (85) 4042-3140.