20160913150012978723a Saúde
Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 terá início no dia 19 e seguirá até o dia 30 de setembro. Todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos devem participar para atualizar a situação da caderneta de vacina. Nesta ação, o Ceará, segundo o Ministério da Saúde, receberá 1.155.635 doses extras das 14 vacinas ofertadas durante a mobilização. No país inteiro serão 19,2 milhões de doses extras.

O dia D da mobilização nacional será o sábado dia 24. Conforme o Ministério da Saúde, ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que serve tanto para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões).

Com a campanha de vacinação, o Ministério espera reduzir as doenças imunopreveníveis no país e melhorar as coberturas vacinais para manutenção do controle, da eliminação ou da erradicação destas doenças. No Ceará, tem destaque a imunização para prevenção da poliomielite, da coqueluche e do sarampo.

A Campanha é realizada de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada. Dentre as vacinas disponibilizadas estão a pentavalente, a tríplice viral, a tríplice bacteriana, a BCG, papilomavírus humano (HPV), além das imunizações contra a hepatite B e a febre amarela.

Fonte: Diário do Nordeste