Programa Atletas Saudáveis oferece exames gratuitos em diferentes especialidades médicas

No dia 01 de dezembro de 2018, o Programa Atletas Saudáveis oferecerá atendimento Oftalmológico e de outras especialidades como Odontologia, Fisioterapia, Audiologia e Ortopedia, além de atividades de Promoção à Saúde, para cerca de 120 atletas das Olimpíadas Especiais que participarão do Festival de Atletismo, Futebol e Natação do Ceará, no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza.

Programa Atletas Saudáveis conta com seis pilares de cuidados com a saúde, divididos em diferentes especialidades médicas. As avaliações oftalmológicas integram a iniciativa Abrindo Teus Olhos.

Os atletas passarão pelo processo de triagem e exames oftalmológicos, realizados por agentes de saúde ocular, tecnólogos oftálmicos e médicos oftalmologistas voluntários. Muitos voluntários serão cedidos pela Sociedade Cearense de Oftalmologia e pelo Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer. Além dos voluntários para equipe de apoio, estes parceiros também viabilizarão os equipamentos oftalmológicos, materiais e colírios que serão utilizados.

De acordo com o médico oftalmologista Karlos Sancho, os atendimentos promovidos nessa iniciativa têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos atletas e, consequentemente, seu desempenho nos treinos e competições. “O exame ocular é importante em todas as idades para manter a visão saudável, sendo extremamente vantajoso quando feito precocemente, como fazemos nestes jovens atletas das olimpíadas especiais”, comenta.

Aqueles que necessitarem de correção visual receberão óculos com lentes em policarbonato, que são mais modernas, leves, finas e resistentes a impactos, doadas pela Essilor – fabricante das lentes multifocais Varilux®, das lentes fotossensíveis Transitions® e da antirreflexo Crizal® – e armações de grau do Grupo Safilo, das marcas Carrera e Polaroid. Além disso, todos os atletas receberão óculos solares da Safilo. O evento contará com a parceria óptica da Rede Aliança de Ouro e do laboratório Unilab.

Criada há quase 50 anos nos Estados Unidos, a Fundação Special Olympics é uma organização sem fins lucrativos que visa, única e exclusivamente, promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade através do esporte. A ideia por trás dos jogos é promover a interação e o desenvolvimento dos atletas praticantes das diferentes modalidades, quando poderão praticar e aprimorar seu melhor desempenho individual, buscando sua inserção na comunidade.

A iniciativa Abrindo Teus Olhos nas Olimpíadas Especiais Brasil, em Fortaleza, acontecerá no dia 01 de dezembro e contará com atletas do Estado do Ceará.

SERVIÇO

Programa Abrindo Teus Olhos

Data: 01/12 (sábado), das 09:00h às 18:00h

Local: Centro de Formação Olímpica

Endereço: Av. Alberto Craveiro – Castelão, Fortaleza – CE