Foto: DIvulgação

Na noite desta segunda-feira (27/04), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, inovações assistenciais direcionadas a pacientes com diagnóstico sugestivo ou confirmado de Covid-19.

A partir da próxima sexta-feira (01/05), os casos assistidos pela atenção primária do Município irão contar com novos protocolos. A Prefeitura de Fortaleza, objetivando garantir a internação precoce de pacientes que demandem maiores cuidados, integrará seis postos de saúde da Capital aos hospitais de referência da Cidade. A iniciativa otimizará a regulação entre unidades de saúde e desafogará as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Todos os postos de saúde da Cidade já contam, hoje, com, pelo menos, dois oxímetros de pulso para avaliar a saturação de oxigênio dos pacientes. Este é um marcador indireto da função pulmonar. Além disso, a gente vai fazer, em seis postos, um em cada Regional, uma base adicional para, com protocolos bem estabelecidos, identificar quais pacientes devem se internar. As seis unidades terão ambulâncias à disposição para fazer a transferência direta, sem passar pela UPA, do posto de saúde ao Hospital de Campanha do PV, que está preparado para atender pacientes com sintomas leves e moderados”, esclareceu o Prefeito.

Até a próxima quinta-feira (30/04), a lista dos postos de saúde selecionados deverá ser divulgada. “Nesta semana, estamos treinando equipes, estruturando protocolos e garantindo que cada uma dessas unidades realize eletrocardiogramas e esteja equipada com laboratórios, onde serão realizados, inclusive, exames via SWAB para o diagnóstico da Covid-19”, informou.