A Prefeitura de Fortaleza abre seleção pública, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) para professores substitutos. As vagas são ofertadas para docentes das áreas de matemática, língua inglesa e artes. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de dezembro, pelo Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura.

Os interessados em participar da seleção devem possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, de licenciatura plena na área para a qual vão concorrer. A seleção será realizada em única etapa, composta de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada no dia 22 de dezembro.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura de Fortaleza, optar pela área e pelo distrito de sua preferência, indicar seus próprios RG e CPF, além de gerar e pagar o boleto até a data do vencimento indicado. O valor da inscrição é de R$ 110.

Com base no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/1996, mais especificamente de acordo com seu art. 13, os docentes desenvolveram as seguintes atividades: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.