A Prefeitura de Fortaleza promove, ações alusivas ao Novembro Azul, campanha que aborda a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata, nos 113 postos de saúde da capital. Ao longo de todo o mês, serão mais de 290 atividades envolvendo a temática.

O Novembro Azul também intensifica o rastreamento do câncer de boca e promove outras ações de promoção da saúde bucal. A exemplo da identificação e do acompanhamento de outras morbidades que atingem, prioritariamente, a saúde do homem, como no caso das doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, entre outras.

Com o objetivo de fortalecer a promoção à saúde do homem e alertar sobre a importância de buscar atendimento regular e preventivo, a SMS amplia a avaliação clínica, a busca ativa e a realização de testes rápidos. Além de intensificar a solicitação do exame de PSA, que auxilia a detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Dentro da programação alusiva, serão realizadas também avaliações físicas, orientações sobre saúde mental e boas práticas de saúde. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão conscientizar sobre o tema durante as visitas domiciliares. Também estão previstas palestras educativas, distribuição de panfletos informativos, rodas de conversas e serviços de barbearia e cabelo, entre outros.

De acordo com o coordenador das Redes de Atenção Primaria e Psicossocial, Rui de Gouveia, “a fomentação da temática é uma estratégia de chamar atenção e conscientizar mais pessoas sobre as questões que envolvem a saúde do homem. Além disso, buscamos incentivar, cada vez mais, a prática de hábitos saudáveis, como forma de promoção da saúde, e com isso, diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer”, destacou.