Senado aprova autorização de empréstimo pelo Banco Mundial para Fortaleza

tasso

Na tarde de terça-feira (26), foi aprovada, no Plenário do Senado Federal, a contratação de operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial), no valor de US$ 73,3 milhões, cerca de R$ 274,4 milhões – para o município de Fortaleza.  para financiamento de parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS).

Estão previstas a execução de despesas ao longo de seis anos em áreas como recuperação do meio ambiente e gestão urbana e ambiental. Entre as ações estão, por exemplo, a ligação gratuita à rede pública de abastecimento de água e coleta de esgoto em domicílios de baixa renda.

A intenção é promover melhorias nas condições sanitárias da cidade e na balneabilidade das praias, bem como aumentar a oferta de áreas de lazer para as áreas mais pobres e ampliar a coleta seletiva de lixo.

Os pedidos de empréstimo venceriam no final de março e a aprovação ainda nesta semana garantiu o tempo necessário para assinatura do contrato por parte da União.