Se dependevitor-valim-e-a-favor Política r do PMDB, a sigla terá candidato próprio nas eleições à Prefeitura de Fortaleza e ele será o deputado federal Vitor Valim. A afirmação é do senador e presidente estadual do partido, Eunício Oliveira, que informou que, enquanto Valim não comunicar a decisão de retirar o nome da disputa, ele continua sendo a aposta dos peemedebistas.

“O Vitor é o nosso pré-candidato”, disse Eunício. “Se depender do partido, ele será também o nosso candidato.” Na última sexta-feira, 10, o deputado federal disse que não vai concorrer ao cargo, pois quer se dedicar ao mandato na Câmara dos Deputados.

Segundo Eunício, no entanto, Valim não o comunicou da decisão e, no seu último encontro com ele, o deputado “agiu como pré-candidato”. O senador se referia à reunião do PMDB no dia 4, quando o parlamentar, de acordo com ele, “fez um discurso muito forte de pré-candidatura”.

O presidente estadual disse também que vai esperar pelo aviso de Valim até o final desta semana antes de se posicionar sobre qualquer decisão da sigla sobre outros pré-candidatos. O deputado federal defendeu os nomes do ex-vereador Marcelo Mendes e do vice-prefeito Gaudêncio Lucena.

Valim confirma que não fez o aviso “oficial” a Eunício, mas reforça que a conversa com a sigla deve acontecer ainda nesta semana, provavelmente na próxima sexta-feira, 17. Na data, uma semana depois da desistência de Valim, reunião com peemedebistas pode fazer o deputado recuar mais uma vez.

“Eu gostaria de fazer um trabalho mais forte em Brasília, na Câmara dos Deputados, mas vou escutar as lideranças do meu partido”, afirmou. Segundo ele, a decisão foi “muito particular”, mas vai considerar o que “é melhor” para a legenda.

Até lá, porém, Vitor Valim disse acreditar que a decisão “não mudou os planos do partido”. Ele argumenta que ainda defende candidatura própria. Até agora, Eunício não havia se manifestado tão fortemente em defesa de Valim.

A candidatura própria era colocada como a opção mais provável, mas ainda não definida. O recuo de Valim pode, finalmente, decidir a questão na Capital.

Cenário eleitoral

Além do PMDB, outras siglas estão se articulando para disputar a Prefeitura de Fortaleza. É o caso do PRB, que deve decidir nesta semana se vai apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Heitor Férrer (PSB).
A definição deve sair hoje, segundo assessoria do deputado. O PSB, no entanto, não confirmou a data.

Fonte: O Povo