Nova UPA será inaugurada no bairro Edson Queiroz

A nova Unidade de Pronto Atendimento Yolanda Pontes Vidal Queiroz (UPA-24h), será inaugurada nesta sexta-feira (1), às 9 horas, no Dendê, bairro Edson Queiroz. A nova unidade, que amplia a Rede de Urgência e Emergência da capital, terá capacidade de atender cerca de 450 pacientes diariamente. Na ocasião, o Prefeito também entregará três novas ambulâncias, adquiridas com recursos do Município, que serão incorporadas à frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Fortaleza.

O novo equipamento conta com salas de observação (adulto e pediátrico), sala de espera, consultórios, laboratório, salas de repouso, farmácia, salas de atendimentos, administração, banheiros, entre outros espaços. A construção do equipamento foi realizada em área de 4 mil metros quadrados, cedida pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Como funciona

O funcionamento das UPAs acontece sete dias por semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem agendamento. Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico. Entre os atendimentos realizados nas UPAs, 98% dos casos são solucionados na própria unidade.

A população pode procurar as UPAs quando apresentarem dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.