Nadador paralímpico cearense fatura três medalhas em competição internacional

O DNA de campeão corre nas veias do paratleta de natação Henrique Gurgel. Em mais uma caminhada árdua de triunfos em solo internacional, o nadador cearense conquistou três medalhas no Open Internacional Swimming Championships 2018. O paradesportista teve o apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), que o contemplou com a passagem aérea em 28 de fevereiro de 2014, para participar da disputa que foi realizada no período de 19 a 22 de abril, no Centro Nacional de Alto Rendimento (CENARD), na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

O titular da pasta, Euler Barbosa, congratulou o desempenho do nadador paralímpico, que sempre está competindo e trazendo medalhas para o Estado do Ceará. “O Henrique Gurgel é um dos nossos maiores campeões na natação adaptada. Essas medalhas ratificam todo o compromisso e sua dedicação, e nós ficamos felizes de tercolaborado com as conquistas do nosso cearense neste campeonato de âmbito internacional”, comenta.

A competição

O esportista competiu em várias provas contra atletas de cinco nacionalidades, e se destacou alcançando o 1º lugar nos 150m medley e 50m livres; e 2º lugar no 50m costas, ou seja, dois ouros e um bronze.

“Para esta competição, tive um preparo em torno de dois a três meses, onde treinava duas vezes por dia, focando tanto na piscina como na parte da musculação. Como na Argentina a temperatura e o clima são diferentes, os atletas locais possuem um preparo um pouco mais puxado, mas felizmente as condições temporais estavam aproximadas com a do Brasil, e isso foi um fator importante. Mas no geral as provas foram bem disputadas e acirradas”, disse o paratleta.

O nadador, que além de representar o estado também representa a Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA), frisou que esta competição serviu como preparatório para o Campeonato Brasileiro Universitário de 2018, que vai servir como seletiva para a seleção pan-americana que vai disputar os jogos em meados de agosto, em São Paulo.

O campeonato de natação é organizado pela Federación Argentina de Deportes sobre Silla de Ruedas (FADESIR) e sancionada pelo International Paralympic Committee (IPC), onde apenas os atletas com status ativo no Sistema de Licenciamento do IPC terão os resultados reconhecidos para eventuais recordes e rankings nas competições. Neste certame aquático, teve a participação de quase 200 atletas de cinco nacionalidades.