Mutirão de exame ocular acontece nesta quarta-feira (14)

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), inicia uma série de atividades nesta quarta-feira, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. As ações têm foco no bem-estar, na prevenção e no controle do diabetes. A abertura será com o “Mutirão do Olho”, para mapeamento e rastreamento de doenças oculares nas pessoas portadoras de diabetes, a partir das 7 horas. Serão distribuídas 100 senhas para a realização do exame no CIDH. O cuidado com a beleza também fará parte da programação. Corte de cabelo e maquiagem serão ofertados aos pacientes durante a manhã.

O pé diabético está entre as complicações mais frequentes causadas pelo diabetes mal controlado. E também ganha espaço na programação. A ação “Pegando no Pé”, acontecerá no sábado, 24 de novembro, a partir das 8 horas. Trabalhando em estações, profissionais da fisioterapia e ortopedia farão avaliações físicas funcionais, que analisam o comprometimento ósseo e articular dos pés dos pacientes. Os participantes terão ainda uma oficina sobre os cuidados com os pés e uso de calçados adequados.

A educação é um dos pontos mais importantes no tratamento e controle do diabetes. E para o encerramento das atividades, as equipes multidisciplinares da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Ceará e do CIDH realizarão no dia 30 de novembro, sexta-feira, a partir das 8 horas, palestras educacionais. Os participantes receberão orientações sobre os cuidados com a alimentação; a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia; cuidados com os pés e saúde bucal, assim como a administração dos medicamentos.