FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-10-2017: Fortaleza vs Ceará - Copa Fares Lopes. Estádio do Castelão. 1 x 1.(Foto: Júlio Caesar/O POVO)
O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), solicita que o Estado do Ceará fixe a capacidade máxima da Arena Castelão em 55.000 pessoas. Até então, o limite era de 52.552 assentos, mas, em janeiro de 2020, a instituição recebeu um ofício, enviado pelo Secretário de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, informando que foram instaladas 3.260 novas cadeiras no estádio, superando a capacidade máxima permitida atualmente.
O promotor de Justiça Edvando França, coordenador do Nudtor, ressalta que “o MP está sempre preocupado com a segurança e conforto do torcedor. Estamos aumentando a capacidade do estádio de forma gradual, com margem de segurança e sempre contando com as avaliações dos bombeiros e polícia. A ideia e que até o meio do ano possamos chegar à capacidade máxima que é de 63 mil torcedores”, explica.

A Arena Castelão obedece às exigências do Ministério dos Esportes, que condicionou a realização de partidas no lugar de acordo com um projeto de prevenção e combate a incêndio previamente aprovado pela Coordenadoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Após a instalação dos novos assentos, o Corpo de Bombeiros Militar expediu o Certificado de Conformidade nº. 243047 na última sexta-feira (14/02), que definiu a capacidade máxima de público em 55.812 pessoas, devido às restrições existentes de cadeiras.