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O agendamento de vistorias dos veículos com placa final “8″ e “9”, iniciou neste mês de novembro. Os motoristas que atuam por meio de plataformas digitais em Fortaleza devem agendar e comparecer no dia e hora escolhidos para estarem aptos a operar em Fortaleza. Até o momento, foram realizadas 12.500 vistorias desde o mês de junho do corrente ano para os veículos com placa de final “0” a “7”.

É importante frisar que os motoristas que não cumpriram o calendário de vistorias estão passíveis de multa e apreensão. No entanto, ainda podem agendar a vistoria de acordo com os dias e horários disponíveis na Etufor. Desde o início da regulamentação, de julho a outubro deste ano, foram apreendidos 486 veículos irregulares. Com a finalidade de regularizar os motoristas de aplicativo até o final do ano, todos devem respeitar os dias e horários agendados.

Para agendar, os motoristas devem dirigir-se a um dos postos de atendimento da Etufor (ver abaixo) munidos de CNH e documentação do veículo e, em seguida, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 101,78. Atuam em Fortaleza, 12 plataformas digitais de Transporte atuam em Fortaleza, como Uber, 99 Pop, Uni4, Servos, Moobi, Urban, TáxiTuber, Canário Brasil, Bella Driver, OsPaulos, Turner, Safer. É importante ressaltar aos motoristas que perderam os prazos conforme o número das placas dos veículos, está previsto no decreto que “os veículos que não realizarem as vistorias conforme o calendário poderão fazê-las nos meses seguintes, conforme horário pré-determinado pela Etufor para realização de vistorias retardatárias”, até a divulgação do novo calendário para 2020.

Na vistoria, são observados os itens básicos de conforto e segurança do veículo, tais como estado e conservação dos pneus, sistema elétrico, carroceria, entre outros. Outro item considerado é a identidade visual do veículo, que deve obedecer ao Decreto No. 14.415 de 03 de maio de 2019, que determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”. Após a vistoria, é emitido o selo e o respectivo laudo, comprovando a aprovação. Caso o veículo não atenda aos itens necessários e seja reprovado, o motorista pode realizar as adequações e agendar nova vistoria.

Locais de agendamento de vistoria:
• Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários, nº 5677 – Vila União (segunda a sexta, das 8h às 16h30)
• Central de Atendimento da Etufor no Shopping Riomar Kennedy: Av Sargento Hermínio Sampaio, nº 3100 – Piso L2 – Presidente Kennedy (segunda a sexta, das 8h às 17h)
• Central de Atendimento da Etufor no Shopping Aldeota: Av Dom Luís , nº 500 – Aldeota – Piso L0 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
• Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana (segunda a sexta, das 8h às 16h30)
• Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Antônio Bezerra: Rua Demetrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra (segunda a sexta, das 8h às 16h30)