HGF recebe projeto ‘Música nos Hospitais’

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, receberá nesta sexta-feira, 30, às 11h, o projeto “Música nos Hospitais”. A iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM) com aprovação do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, comemora 13 anos de sucesso e estará no Ceará para promover a apresentação da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos, sob a regência do maestro Leonardo Sidney.

A unidade de saúde será palco de um concerto que acontece primeiramente no hall principal da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap), momento que será aberto para a imprensa, e, depois, segue para os andares de internações, garantindo que a música de qualidade chegue também aos pacientes que não podem se deslocar.

Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.

O projeto tem programação gratuita e, até o fim do ano, terá passado por 13 instituições nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará. Desde 2004, o programa foi realizado 176 vezes, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

Serviço

‘Música nos Hospitais’ • Apresentação no Hospital Geral de Fortaleza

Data: 30 de novembro (sexta-feira)
Hora: 11h 
Onde: Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza (na Recepção Principal do Centro de Imagens)