Foto: Divulgação

O Zoológico Municipal Sargento Prata recebeu, na última segunda-feira (21), um exemplar fêmea da espécie Puma concolor, conhecido como onça-parda ou suçuarana. O animal ficará próximo a Sansão, onça-parda macho que habita o local desde julho de 2019, para uma tentativa de pareamento.

Com cerca de 3 anos, a fêmea vivia em outro zoológico da Cidade como excedente e não estava pareada. O intuito é oferecer maior bem-estar ao animal, que viverá em recinto projetado para grandes felinos e será beneficiado com o trabalho de enriquecimento ambiental que tem marcado a atuação do corpo técnico do Sargento Prata nos últimos anos.

A onça será aproximada de um macho da mesma espécie que reside no equipamento e também encontra-se solteiro. O macho também tem cerca de 3 anos, e é mantido no Zoológico Municipal desde 2019, após ter sido resgatado no município de Reriutaba. O animal já foi incorporado definitivamente ao plantel do Zoológico, por não apresentar condições para ser reintroduzido na natureza.

“Trata-se de um animal nascido em cativeiro e que, apesar de viver próximo aos pais, estava impossibilitado de ficar junto deles. A ideia é realizar o pareamento, respeitando as particularidades desses indivíduos, mas garantindo melhorias no bem-estar do futuro casal com um recinto ambientado, uma alimentação balanceada e vários tipos de enriquecimento ambiental”, explica Raphael Martins, biólogo responsável técnico pelo Zoológico, e gerente de manutenção de parques da UrbFor.

Com a chegada da onça fêmea, o plantel passa a contar com 186 animais de 55 espécies, que podem ser vistos de terça a domingo, das 9h às 13h. O espaço estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias funciona normalmente, exceto às segundas quando o parque é fechado para manutenção.

O Zoológico Municipal Sargento Prata é gerenciado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), e é o único equipamento do Ceará que conta com equipe técnica composta por biólogo, médica veterinária e zootecnista.