A Prefeitura de Fortaleza segue com as ações de transferência da rede aérea para a subterrânea em vias importantes na cidade. Os trechos contemplados com as melhorias são as avenidas Beira Mar, Dom Luís, Desembargador Moreira e Aguanambi, além do entorno do Polo Gastronômico da Varjota.

O Polo Gastronômico da Varjota já possui 100% de fiação subterrânea, enquanto as avenidas Desembargador Moreira e Aguanambi estão com ações em andamento. A avenida Beira-Mar e a rua Liberato Barroso serão os próximos trechos a receber a nova estrutura de fiação.

De acordo com Luciana Lobo, titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a iniciativa atende ao planejamento urbano previsto e deixa a cidade mais atrativa. “A retirada da fiação aérea deixará nossa capital mais bonita e visualmente menos poluída, contribuindo também para a modernização e bem-estar da população. Além disso, a ação atende ao planejamento para os 15 anos, por meio do Código da Cidade.

Para a execução, foi acordado um cronograma com metas entre a Prefeitura de Fortaleza e as empresas de energia elétrica, telefonia, internet e similares. Além da melhoria visual da cidade, a substituição permite a diminuição da manutenção, proporcionando economia.