roberto claudio galba araújo
Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (14), a requalificação da Unidade de Atenção Primária Galba de Araújo, que passou por diversas intervenções estruturais com objetivo de promover mais conforto aos moradores do Genibaú, que agora contam com serviços de saúde próximo de suas residências.

“Estamos entregando de volta à comunidade o Posto Galba de Araújo. Mais do que uma requalificação, a unidade está modernizada, com cinco equipes completas do Estratégia de Saúde da Família (ESF), nesta área necessitada da Cidade”, afirmou Roberto Cláudio, lembrando a importância do retorno e ampliação de serviço aos mais de 20 mil fortalezenses que serão acolhidos pelo espaço.

Orçadas em R$ 880 mil, as intervenções incluíram o aprimoramento de salas e consultórios, além da climatização de espaços, melhorias voltadas à acessibilidade, serviços de pintura, alvenaria e reparos hidráulicos, sanitários e elétricos.

As atividades desenvolvidas no Posto de Saúde ainda são fortalecidas por ambientes como farmácia, auditório, banheiros acessíveis, locais destinados à esterilização, à espera e à realização de curativos, coordenação, almoxarifado, expurgo, depósito para material de limpeza, sala de agentes de saúde e copa, totalizando uma área equivalente a 1.223 m².

A ação faz parte do trabalho da gestão Prefeito de promover mais saúde aos moradores da Capital, como explicou Joana Maciel. “Ao todo, já foram reformados, em torno, de 80 equipamentos, que, somados aos demais, nos traz o número de 115 postos de saúde. Praticament,e um por bairro”, contabilizou a Secretária da Saúde.

Elivânia da Silva Mendonça, dona de casa e mãe de dois filhos, comemorou o retorno às atividades no local. “Graças a Deus que o posto voltou. Tínhamos que ir ao posto de Conjunto Ceará para ser atendidos. Agora, somos atendidos no bairro, com o posto todo novinho, estruturado, perfeito. Vai melhorar muito para gente”, completou.

Além de postos reformados, a Cidade teve um acréscimo de 27 novas unidades de saúde em sua rede durante a gestão Roberto Cláudio. Os equipamentos entregues representam o compromisso da Gestão em prover uma saúde de qualidade e gratuita e para todos.