lago jacarey roberto cláudio
Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã deste sábado (25/07), as obras do Projeto Novo Lago Jacarey. As intervenções incluem, por meio de novo redesenho urbano, melhorias voltadas à infraestrutura e à mobilidade. A iniciativa visa estimular a ocupação qualificada do espaço público com foco na segurança viária.

A novidade irá transformar positivamente a região, sendo mais uma opção de lazer e convivência aos moradores, bem como para a prática de atividades físicas. “Este entorno abriga importantes corredores residenciais e comerciais da Cidade. Estamos realizando intervenções que auxiliarão, inclusive, o processo de retomada da economia”, destacou o Prefeito.

Praça

O Projeto Novo Lago Jacarey envolve a reforma e a ampliação da praça, onde serão implantadas nova ciclovia, pista de cooper, Academia ao Ar Livre e parque infantil.

Simultaneamente, está sendo realizada a reforma dos canteiros centrais e a instalação de platôs elevados e piso intertravado, garantindo melhor pavimentação ao ambiente e ao perímetro do equipamento.

Para facilitar o acesso e estimular a caminhabilidade, está em curso a construção de travessias elevadas. “Estamos urbanizando toda a área pública do entorno, promovendo, também, um ambiente para circulação de veículos em baixa velocidade”, acrescentou Roberto Cláudio.

Intervenções paralelas

Além do já implantado binário entre a Rua Máximo Linhares e a Av. Viena Weyne, incluindo as ruas João Leonel e Marechal Lott, a Prefeitura de Fortaleza executa diversas intervenções paralelas na área. Entre elas, destacam-se a implantação de ciclovia e de semáforo na Av. Desembargador Gonzaga, a realização de drenagem urbana, a dragagem do Lago Jacarey, a implantação de nova iluminação e a requalificação de toda a Av. Viena Weyne, contemplando a ampliação e a reforma de calçadas. Já a Rua Joaquim Correira será contemplada pela construção de novo canteiro central.

Arborização e paisagismo

Visando à implantação e à valorização de áreas verdes, as avenidas Viena Weyne, Cândido Portinari, Joaquim Frota, além da própria Praça do Lago Jacarey, vêm recebendo nova arborização e paisagismo.

Estrutura cicloviária

As intervenções compreendem, ainda, 2,5 km de nova rede cicloviária na Av. Viena Weyne, interligando a ciclovia da Av. Washington Soares à ciclofaixa da Av. Desembargador Gonzaga.

Gestão de resíduos sólidos

Dando continuidade à política municipal direcionada à gestão responsável de resíduos sólidos, a Prefeitura também irá entregar dois Ecopontos na região próxima ao Lago Jacarey.

Expansão de área

A conclusão das obras está prevista para outubro deste ano. Com a entrega, o entorno do Lago Jacarey contará, ainda, com um acréscimo de mais de 4.000m² de área para pedestres. “Estes serão espaços seguros e confortáveis para serem utilizados pela população”, garantiu o Prefeito.