Neste mês de abril, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza 985 vagas para cursos on-line gratuitos na Rede Cuca. As matrículas devem ser feitas de forma virtual no Portal da Juventude.

Ao todo, são oferecidas 51 opções de cursos que abrangem as áreas de formação e tecnologia; artes; comunicação e empregabilidade. Entre as opções estão fotografia, informática, libras, inglês, teatro, técnica vocal e gestão comercial.

Este mês, umas das novidades é a utilização da metodologia SyncAsync em alguns cursos da área de formação e tecnologia da Rede.

SyncAsync, traduzido para o português, significa síncrono assíncrono e, na prática, é uma formação virtual presencial (síncrona), ou seja, com a presença do professor ao vivo, e assíncrona, com aulas gravadas. A ação, inicialmente, será um piloto e permite que os estudantes recebam orientações dos professores ao vivo pelo Google Meet e realizem as atividades nos horários mais adequados no seu dia pelo Google Classroom.

Os cursos que utilizam a metodologia devem ter carga horária de 30 horas/aula, sendo 40% das aulas síncronas e 60% assíncronas, sendo quatro encontros no formato presencial virtual e seis aulas gravadas disponíveis na plataforma Google Classroom.

Confira aqui a lista dos cursos

Em razão do novo decreto Estadual para o enfrentamento à Covid-19, a Rede Cuca permanece sem atividades presenciais. Durante este mês, as modalidades esportivas seguem sendo ofertadas por meio lives no Instagram, reprises e novos conteúdos no canal Juv.Tv, no YouTube.

Matrículas

As matrículas serão divididas por áreas em datas diferentes: as vagas de Formação e Tecnologia acontecem na terça-feira (06/04) e as vagas nas áreas de Artes, Comunicação e Empregabilidade, ficam disponíveis na quarta-feira (07/04)

Para se matricular nos cursos da Rede Cuca, é necessário fazer o cadastro no Portal da Juventude e ter e-mail e CPF válidos. Cada aluno poderá participar de um curso por mês.

Caso as vagas sejam preenchidas, os interessados poderão ficar no cadastro de reservas para possível liberação de novas vagas.

Sobre a Rede Cuca

É uma rede de proteção social e oportunidades formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

Serviço:
Matrículas para cursos na Rede Cuca
Local: https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br
Data: Formação e tecnologia – 06/04
Artes, comunicação e Empregabilidade – 07/04
Local: https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br