Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza dá início, neste sábado (15/08), à operação de cinco novas estações do Bicicletar nos bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Vila União, Montese e Messejana. Com a iniciativa, Fortaleza passa a contar com 145 estações do sistema de bicicleta compartilhada, permitindo mais alternativas de deslocamento sustentável para o uso da população.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o Bicicletar está expandindo o sistema de compartilhamento de bicicletas para novas regiões da cidade, tornando-se o maior sistema de bicicleta compartilhada do Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em números absolutos, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, este novo modelo está ampliando, modernizando e trazendo mais conforto ao sistema, com estações maiores e oferecendo mais vagas para as bicicletas, dentre outras melhorias.

As novas estações fazem parte da expansão do sistema que está chegando a bairros como Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Vila União, Montese, Parreão, Luciano Cavalcante, Messejana, Paupina, Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Parque Iracema e Cambeba.

Neste ano, o sistema também já foi ampliado para o corredor Oeste de Fortaleza, com estações implantadas do Centro até as Regionais I e III, beneficiando cerca de 400 mil pessoas nos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Presidente Kennedy, Monte Castelo, São Gerardo, Centro, Farias Brito, Benfica, Parquelândia, Pici, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Moura Brasil e Vila Ellery.

De janeiro deste ano até agora, já foram implantadas 65 das 130 novas estações previstas até o final de 2020, quando o sistema passará a contar com um total de 210 estações, o que representará uma ampliação em mais de 160%.

Até o momento, o Bicicletar já possibilitou a realização de mais de 3,1 milhões de viagens e o sistema conta com mais de 260 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único. O Bicicletar é um dos sistemas mais utilizados do Brasil, apresentando uma maior procura em dias úteis. Após a sua consolidação, o sistema já verificou uma média de 2.600 viagens em dias úteis e, aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia.

As novas estações

141 – Terminal de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho – entre o Terminal e o Vapt Vupt)

149 – Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677)

151 – Alan Kardec (Rua Alan Kardec, em frente ao estabelecimento 888)

153 – Center Box (Av. Humberto Monte, 254 – em frente ao Center Box)

155 – Praça Monsenhor Linhares (Rua Professor Érico Mota, esquina com a Rua Cônego Pena Forte)