Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou a autorização de estudo de impacto financeiro para a realização de concurso públicos para até 1.000 guardas municipais. O anúncio foi feito durante a solenidade que oficializou a promoção de 235 profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), nesta sexta-feira (15/10), no Ginásio Paulo Sarasate. O evento cumpriu todas as medidas sanitárias preventivas contra a propagação do novo coronavírus.

Sarto ainda garantiu a implantação da nova sede da Guarda Municipal, um marco nos 62 anos de história da instituição. A instalação ficará no bairro Parquelândia.

“Essa promoção é muito merecida para a categoria e é uma maneira de traduzir a nossa gratidão. Hoje, temos o efetivo de 2.226 guardas, homens e mulheres, que emprestam seu trabalho para Fortaleza. Já autorizamos a prospecção da realização de um concurso público para mil vagas na Capital, e também anunciei a consolidação da entrega da nova sede, que ficará na antiga Regional 3”, declarou o prefeito.

Dos 235 agentes promovidos nesta sexta-feira, 205 foram alçados ao cargo de subinspetor e 30 ao cargo de inspetor. A promoção da Guarda Municipal era uma das prioridades da gestão, atravancada pelas dificuldades enfrentadas com a pandemia.

“A ascensão profissional é uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação do guarda. A Guarda Municipal vem passando sempre por novos cursos, se especializando para atender a população. E o prefeito José Sarto teve essa sensibilidade, pedindo, já nos primeiros dias do seu governo, que nós resolvêssemos as questões jurídicas e técnicas para realizar essa promoção”, disse o secretário municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

O termo de promoção foi assinado pelo prefeito Sarto no dia 30 de setembro. Os contemplados foram aprovados na última promoção por capacitação do Curso de Formação Profissional em novembro de 2020. Além disso, a promoção só foi possível com a aprovação do Projeto de Lei Complementar Nº 043/21, de autoria da Prefeitura de Fortaleza, que garantiu a segurança jurídica para a promoção de servidores da GMF, em agosto deste ano, pela Câmara Municipal.