A Praça do Ferreira será palco, nesta sexta-feira (15/10), das 8h30min às 13h30min, de uma ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa. A iniciativa é do programa Fortaleza Solidária, em parceria com a Associação Toque de Vida.

No local, será realizado o cadastro de voluntários, empréstimo de perucas, bazar de peças de roupas doadas, além de dicas de como mulheres podem fazer o autoexame. Também serão recebidos voluntários que queiram doar cabelos. Para isso, basta se dirigir à praça e estar com o cabelo seco e com uma média de 20 cm de tamanho.

A ação também contará exposição de perucas, lenços, sutiãs especiais para mulheres mastectomizadas e próteses.

Mulheres que tiveram câncer de mama e foram curadas, além de enfermeiras, estarão presentes para reforçar a conscientização, dar dicas de como fazer o autoexame e como proceder em caso de qualquer anormalidade percebida.

Para a assessora técnica da Coordenadoria Municipal de Articulação do Terceiro Setor e Instituições Religiosas de Fortaleza, que está a frente do Programa Fortaleza Solidária, Lívia Simplício, o voluntariado é um dos pilares para as instituições do terceiro setor. “O propósito faz a causa ganhar força e vida. Não existe dinheiro no mundo que pague o amor gratuito da doação em prol de uma causa e, em especial, na ação contra o câncer de mama, quando temos mulheres que falam para outras mulheres da importância de estarem juntas se ajudando, se doando, crescendo em conhecimento e atenção ao próximo. O ânimo muda assim como a vontade de viver e de ser instrumento para a felicidade do outro”, enfatiza.

A presidente da Associação Toque de Vida, Mary Dias, reforça a importância do evento na praça, local de grande circulação de pessoas e possibilidade de repassar informações e ofertar ajuda. “Vamos ensinar como fazer o autoexame e tirar dúvidas sobre os encaminhamentos. Isso é muito importante e é preciso que chegue às mulheres”, explica.