Postos de saúde Fortaleza
Foto: Divulgação

A imunização de rotina e a campanha contra o sarampo estarão disponíveis em dois postos de saúde na cidade de Fortaleza neste sábado, domingo e segunda-feira (10, 11 e 12/10), final de semana e feriado de Nossa Senhora Aparecida. As unidades Paulo Marcelo (Regional II) e Messejana (Regional VI) estarão abertas, das 08h às 17h, para atender a população.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenção doenças. Ela estimula o corpo a se defender de vírus e bactérias que provocam vários tipos de problemas graves que podem afetar seriamente a saúde das pessoas, inclusive levá-las à morte.

É importante ficar atento ao calendário nacional de vacinação. A campanha de sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. Adultos nessa faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estavam com o esquema vacinal incompleto, devem procurar uma unidade de saúde.

Além disso, a campanha da Poliomielite teve início na última segunda-feira (05/10), nos 116 postos da Capital. Todas as crianças de um ano a menores de cinco terão a oportunidade de atualizar seus esquemas vacinais e receber as duas gotinhas da vacina Pólio, que protege contra a paralisia infantil. A atual Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até o dia 30/10. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças dessa faixa etária.

Síndrome gripal

Usuários que apresentarem sintomas de síndrome gripal durante o final de semana podem procurar uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. As Unidades, localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor, são voltadas ao atendimento adulto e pediátrico em casos de urgência e emergência.