A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) vai intensificar as fiscalizações nos mercados onde, tradicionalmente, são realizadas as vendas de pescados durante a Semana Santa. Até o próximo domingo (04/04), os Mercados dos Peixes do Mucuripe, da Vila do Mar e do Carlito Pamplona, além de peixarias, devem receber ações de prevenção, orientação e organização.

De acordo com o diretor de operações da Agefis, Neuvani Vasconcelos, as atividades serão realizadas de modo preventivo, garantindo o cumprimento dos atuais decretos municipal e estadual de combate à Covid-19, para o respeito ao distanciamento social e ao uso de máscaras. O objetivo é evitar a formação de aglomerações.

“Já começamos semana passada colocando gradis no Mercado dos Peixes do Mucuripe. Dessa forma, estamos organizando para que haja um espaço maior e, quem for a esses locais, esteja mais seguro em relação à Covid-19”, enfatizou. A recomendação é que apenas uma pessoa por família frequente o local para realizar a compra dos pescados.

O secretário de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, também aconselhou que a pessoa se prepare antes, escolha previamente o que deseja comprar para passar o mínimo de tempo possível nesses locais. “Sabemos que este é um período tradicional da compra de pescados, mas as aglomerações não podem acontecer. É uma questão de saúde pública, é a vida de nossas famílias que está em risco”, destacou.

Os agentes também estarão realizando a distribuição de máscaras. Somente na região do Mucuripe, mais de 2 mil máscaras já foram entregues. Outras equipes volantes também estarão realizando fiscalizações em outros pontos comerciais na Capital, como peixarias e supermercados. “Contamos com o apoio da população para obter o sucesso na prevenção do coronavírus”, disse Neuvani.

Espaços públicos

O Coronel Holanda lembrou que, por conta do decreto de isolamento social rígido, também estão proibidas as caminhadas e passeios de bicicleta em praças e calçadões. Os espaços públicos estão sendo monitorados pelas equipes da Prefeitura.

Vacinação

Holanda também destacou que, nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/03), 65 postos de vacinação vão funcionar vacinando os idosos cadastrados contra a Covid-19. Por conta do agendamento, ressaltou que não há necessidade em chegar com muita antecedência e formar filas. “O processo é extremamente rápido, a vacina está garantida. Como há o agendamento, não precisa correria”, frisou.