O aplicativo AMC Móvel oferece a partir desta terça-feira (23/03) a possibilidade dos usuários solicitarem sinalização de trânsito. Semáforos, pintura nas ruas, tachões, lombadas e placas podem ser requeridos com alguns toques no smartphone A nova função é fruto da modernização da oferta de serviços via aplicativo e evita o deslocamento às centrais de atendimento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Ao receber a solicitação online, técnicos da AMC vão realizar uma vistoria no local para comprovar a necessidade da sinalização. O principal critério a ser considerado é a incidência de acidentes e o fluxo de pedestres e veículos.

“A grande importância do aplicativo é a aproximação com a população e a facilidade no acesso. Qualquer pendência relacionada à AMC pode ser resolvida de forma online sem a necessidade do atendimento presencial, o que acaba diminuindo os riscos de proliferação do coronavírus”, explica a superintendente do órgão, Juliana Coelho.

Outros serviços

Além da solicitação de sinalização, os interessados podem recorrer de autuações de trânsito, indicar o condutor que levou a multa, consultar se o seu automóvel ou sua motocicleta foi removida, denunciar veículos abandonados e ficar por dentro dos investimentos feitos pelo órgão para facilitar o ir e vir das pessoas.

Idosos e pessoas com deficiência têm ainda a oportunidade de requerer credenciais de estacionamento fazendo valer o seu direito.

Bateu

Dentre suas principais funções, a plataforma disponibiliza também o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (Bateu). Através desse mecanismo, no caso de acidentes que tenham causado apenas danos materiais, sem vítima, os próprios condutores devem registrar a colisão de forma imediata, não devendo aguardar a chegada dos agentes de trânsito no local.

A medida possibilita que os veículos sejam retirados de forma mais rápida, desobstruindo o tráfego de passagem, evitando congestonamentos e situações de insegurança viária.

Pioneirismo

Fortaleza é a primeira cidade a englobar todos os serviços numa mesma plataforma, que melhora consideravelmente a vida do cidadão.

O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.