Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (24), o primeiro microparque urbano da cidade, implantado no bairro Parque Manibura, como parte do programa Fortaleza Mais Verde, e também os dois novos binários naquela região, formados pela Avenida José Leon e a Rua Vereador Pedro Paulo, além das ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha, beneficiando a área da Regional VI. A entrega será conduzida pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, representando o prefeito.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o novo projeto de segurança viária, contemplado pelo microparque e pelos dois binários, tem o objetivo de dar mais segurança para pedestres, pessoas como mobilidade reduzida e ciclistas, minimizar as ocorrências de acidentes na região, além de maior fluidez ao tráfego local pelos bairros Parque Manibura, Luciano Cavalcante, Cidade dos Funcionários, Jardim das Oliveiras e Sapiranga.

Na região, a sinalização foi revitalizada em 100 cruzamentos, foram implantados novos semáforos, ciclofaixas, travessias elevadas para pedestres, lombadas físicas e prolongamentos de calçadas, dentre outras melhorias.

Primeiro microparque urbano

No cruzamento das avenidas José Leon e Dr. João Maciel Filho, onde antes era apenas um terreno sem utilização e degradado pelo descarte irregular de lixo, foi implantado, por meio do programa Fortaleza Mais Verde, o Microparque Urbano José Leon, o primeiro da cidade. É um projeto de urbanismo e requalificação do espaço público, com uma nova praça arborizada com piso tátil, rampas de acessibilidade, aparelhos de ginástica e equipamentos lúdicos para promover uma integração com o público infantil. Este novo espaço também está recebendo projeto de nova iluminação branca.

As novas ciclofaixas são:

– Rua José Alves Cavalcante, entre as avenidas José Leon e Desembargador Gonzaga (0,7 km)

– Rua Júnior Rocha, entre as avenidas Oliveira Paiva e Eduardo Brígido Monteiro (1,4 km)

– Av. Eduardo Brígido Monteiro, entre as ruas Júnior Rocha e Anastácio Mendes Braga (0,3 km)

– Rua General Caiado de Castro, entre as avenidas Eduardo Brígido Monteiro e José Leon (0,9 km)

– Rua Januário Campos, entre as avenidas José Leon e Oliveira Paiva (0,6 km)

– Av. José Leon, entre as avenidas Hermínio de Castro e Dr. João Maciel Filho (1,2 km)

– Rua Vereador Pedro Paulo, entre a Rua General Caiado de Castro e a Av. Washington Soares (0,9 km)

Novos semáforos

A Avenida José Leon foi contemplada com três novos semáforos:

– Av. José Leon x Av. Dr. João Maciel Filho (veicular com estágio para pedestres)

– Av. José Leon x Rua Gen. Caiado de Castro

– Av. José Leon x Rua Junior Rocha

Nova via

Por meio do projeto, também foi realizada a abertura de uma nova via ligando a Avenida Dr. João Maciel Filho à Rua José Alves Cavalcante, permitindo mais uma alternativa de deslocamento na região.